quarta-feira, 29 de julho de 2009

POR UMA NOVA CULTURA POLÍTICA: a Kizomba contra a criminalização dos movimentos sociais





POR UMA NOVA CULTURA POLÍTICA: a Kizomba contra a criminalização dos movimentos sociais

MOVIMENTOS SOCIAIS são organizações da sociedade civil que se estabelecem frente à sociedade política a fim de defender e conquistar direitos. Muito além disso, os movimentos sociais devem ter como meta o embate contra uma cultura política que tende a dividir a sociedade e separar os indivíduos; este é o mote dos que se posicionam a esquerda do espaço político devendo assim conformar a organização da sociedade civil.

No entanto, os setores da sociedade que concentram e negam a distribuição dos recursos tendem a criminalizar os movimentos sociais e jogá-los contra a sociedade. A reação à ascensão dos setores populares é, portanto, inerente à estrutura do poder estabelecido e exemplifica-se em inúmeros momentos da história das lutas sociais. Desta forma é necessário armar nossos hábitos e nossas mentes contra aqueles que fazem da questão social uma questão de polícia para então transmutarmos a realidade apresentada para uma norma forma de pensar e fazer política.

A Kizomba, organização do movimento estudantil, retoma a necessidade de debater questões que estão bem presentes no nosso dia a dia a fim de construirmos juntos o lugar público. Temos, assim, a honra de convidar você a participar de uma entre as várias atividades que estaremos promovendo nas escolas e Universidades. Abriremos nossa agenda com o debate:

POR UMA NOVA CULTURA POLÍTICA:
a Kizomba contra a criminalização dos movimentos sociais
com a presença do Deputado Estadual Raul Pont (PT/RS)
Profª Maria Victória Espiñeira (UFBA)
além de organizações do Movimento Social.

Quinta-feira, 13 de agosto de 2009, às 16 horas
Auditório PAF I - Rua Barão do Jeremoabo, s/n - Campus Universitário de Ondina